O CESC – Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil é uma associação moçambicana, sem fins lucrativos, que tem como missão Fortalecer a capacidade de participação activa do cidadão e das Organizações da Sociedade Civil nos processos de desenvolvimento socioeconómico e político, investindo na promoção de ferramentas e facilitação de engajamento cívico, na partilha de aprendizagem, monitoria e advocacia em prol de políticas e serviços públicos que respondem as necessidades dos cidadãos.
O CESC – Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil é uma organização moçambicana, sem fins lucrativos, que tem como missão Fortalecer a capacidade de participação activa do cidadão e das Organizações da Sociedade Civil nos processos de desenvolvimento socioeconómico e político, investindo na promoção de ferramentas e facilitação de engajamento cívico, na partilha de aprendizagem, monitoria e advocacia em prol de políticas e serviços públicos que respondem as necessidades dos cidadãos.
No âmbito da implementação de Programas e Projectos, o CESC pretende recrutar 2 (duas) Gestoras de Parcerias Feminista para Província de Maputo.
Abaixo, é apresentado o escopo da função e os requisitos que os candidatos devem reunir para o adequado exercício da mesma.
1. Missão
A Gestora de Parcerias Feminista tem a missão fundamental de cultivar e gerir parcerias equitativas e transformadoras com organizações de direitos das mulheres e outros movimentos sociais, supervisionar os processos de atribuição de subvenções e parcerias alinhadas com o feminismo interseccional, e garantir o reforço da capacidade, a responsabilização e a aprendizagem colaborativa. A missão da Gestora de Parcerias inclui ainda defender e integrar os valores feministas de solidariedade, inclusão, cuidado colectivo e tomada de decisão participativa ao longo de todo o ciclo de vida da subvenção ou parceria.
2. Responsabilidades e Tarefas
A Gestora de Parcerias Feminista será responsável pelas seguintes tarefas:
· Desenvolver, implementar e rever continuamente estratégias e procedimentos de parcerias que reflitam os princípios e valores feministas, e que estejam alinhados com o plano estratégico da organização e os objetivos do programa.
· Garantir o cumprimento e a aplicação de políticas, normas e procedimentos internos da organização e dos doadores, com uma lente feminista, assegurando que não sejam discriminatórios ou excludentes.
· Coordenar o início, a implementação e o encerramento de projetos de parceria, em colaboração com outras áreas da organização e com as parceiras.
· Realizar o mapeamento e a análise de organizações e movimentos que trabalham em áreas temáticas relevantes, com foco em organizações lideradas por mulheres e grupos marginalizados, para potenciais parcerias.
· Assegurar que os acordos de parceria sejam estabelecidos e geridos de forma transparente, equitativa e participativa, com base em princípios feministas.
· Liderar todo o ciclo de vida de subvenção ou parceria para as organizações de direitos das mulheres parceiras, desde a conceção e seleção até ao desembolso e encerramento.
· Garantir que os processos de atribuição de subvenções são transparentes, flexíveis e responsivos às necessidades das Organizações de Direitos das Mulheres.
· Participar na elaboração dos ToR – Termos de Referência para o lançamento de concurso/oferta de parcerias de fundos geridos pelo CESC junto das organizações feministas, movimentos de mulheres e outras OSC (quando aplicável e desejável), garantindo que os ToR refletem os princípios feministas interseccionais.
· Assegurar a clareza na informação relativa aos critérios de elegibilidade e avaliação de candidaturas no processo de planeamento e realização do lançamento do concurso de parcerias, com foco na promoção da diversidade e inclusão.
· Participar no processo de avaliação de propostas e seleção dos parceiros conforme os critérios definidos, utilizando uma abordagem feminista interseccional para garantir que as organizações lideradas por mulheres e grupos marginalizados sejam priorizadas.
· Rever e validar os planos de parceiros, orçamentos, desembolsos e relatórios financeiros, fornecendo acompanhamento conforme necessário.
· Garantir que os parceiros têm recursos para liderar esforços de advocacia, investigação e construção de movimentos.
· Analisar e validar os planos, orçamentos, pedidos de desembolso e relatórios financeiros das parceiras, oferecendo acompanhamento e apoio técnico quando necessário.
· Coordenar a elaboração e implementação de planos de capacitação e treinamentos que privilegiam a construção de capacidades nas áreas de administração, compliance e monitoria técnica e programática dos parceiros, com foco no fortalecimento das capacidades de liderança das mulheres e na promoção da igualdade de gênero.
Apoiar a documentação dos resultados e das lições aprendidas através de atividades de aprendizagem colaborativa.
· Monitorar os riscos relacionados com as subvenções e encaminhe as preocupações relacionadas com fraudes, uso indevido de fundos ou proteção.
· Assegurar o seguimento dos contratos de parceria através de um calendário de acompanhamento que inclui relatórios, visitas a parceiro(a)s, tempos de resposta às preocupações do parceiro(a), plano de desembolsos, entre outros, com uma abordagem colaborativa e de apoio.
· Supervisionar todas as atividades de parceiros, assegurando que as ferramentas e mecanismos adequados estão disponíveis para assegurar o cumprimento dos procedimentos de gestão em conformidade com os termos e condições contratuais estabelecidos com os procedimentos dos doadores e do CESC.
· Realizar o controlo orçamental agregado dos parceiros do programa, analisando os desvios e suas causas e propor medidas corretivas e recomendações de melhoria, com foco na equidade e justiça social.
· Coordenar todo o fluxo de contratos de parceria, em coordenação com os Diretores ou Gestores de Programas/Projeto do CESC.
· Monitorar os riscos relacionados às parcerias e subvenções, e reportar quaisquer preocupações relacionadas a fraude, uso indevido de fundos ou salvaguarda, de acordo com os protocolos estabelecidos na organização.
· Assegurar a adesão aos regulamentos da organização e dos doadores, às práticas éticas de gestão de subvenções e às leis locais, com uma abordagem feminista e de direitos humanos.
· Assegurar a manutenção e actualização da base de dados interna dos Parceiros do programa.
· Analisar os relatórios e mapas de execução financeira de acordo com o orçamento aprovado.
· Elaborar Relatórios Financeiros agregados para análise da execução dos acordos de parceria para o CESC e para os doadores ou outras partes interessadas.
· Prestar suporte e comunicar-se de maneira eficaz com outras áreas administrativas e programáticas da organização para alinhar prioridades e necessidades de administrativas e financeiras.
· Realizar outras funções relacionadas ao cargo e indicadas pelo supervisor(a).
3. Requisitos Profissionais
3.1 Habilitações Académicas
· Licenciatura em Ciências Sociais, Estudos de Gênero, Gestão, Economia, Gestão Financeira, Desenvolvimento Comunitário, ou outras áreas afins.
3.2 Conhecimentos Técnico-Profissionais
· Conhecimentos sólidos e experiência com gestão de parcerias, com uma abordagem feminista.
· Experiência em gestão, supervisão e monitoria e avaliação de parceiros, com foco em organizações de mulheres e movimentos sociais.
· Bom conhecimento de normas e regulamentos de gestão de fundos de doadores nacionais e internacionais, com experiência na aplicação de uma lente de gênero e direitos humanos.
· Bons conhecimentos e experiência em Gestão Orçamental, com capacidade para analisar orçamentos com uma perspectiva de gênero.
· Familiaridade com procedimentos contabilísticos em moeda local e câmbio de moeda estrangeira.
· Experiência na interpretação de informações e relatórios financeiros, com capacidade para identificar questões de desigualdade de gênero.
· Sólidos conhecimentos de ferramentas informáticas (MS Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Teams, etc.).
· Experiência na utilização de software de contabilidade, em especial PHC.
· Fluência na língua portuguesa, tanto escrito como falado, e bons conhecimentos da língua inglesa (profissional).
3.3 Competências de Gestão e Comportamentais
A Gestora de Parcerias Feminista deverá possuir as seguintes competências Comportamentais:
3.3.1 Competências Comportamentais
· Integridade e Transparência.
· Boa capacidade de comunicação, capaz de comunicar conceitos complexos de forma clara e concisa aos gestores e coordenadores, e outros.
· Orientação para resultados planeados;
· Criativo e com flexibilidade de adaptação a mudanças.
· Relacionamento Interpessoal.
· Resiliência, Inovação e Aprendizagem continua.
· Observância de Normas e Procedimentos.
· Compromisso com os princípios feministas e a justiça social.
3.4 Tempo de Experiência
· A função requer uma experiência profissional mínima de 5 anos em funções de gestão de parcerias ou áreas similares, de preferência em Organizações da Sociedade Civil ou movimentos sociais feministas.
3.5 Expectativa Salarial
· O(A) candidato(a) deve identificar o intervalo de expectativa salarial.
4. Estimativa de Calendário de Inicio de Actividade
· Maio de 2025
5. Documentação a submeter pelo candidato
· CV actualizado em português (incluindo referências)
· Carta de Motivação da candidatura
· Cópia do Certificado de Habilitações
Link para candidatura: https://app.whirelab.com/vacancy/67d98e91461146da2dec80ac
Nota: Serão seleccionados preferencialmente os candidatos residentes em Maputo
Apenas mulheres são elegíveis para está função!
Aviso:
O CESC não recorre aos serviços de terceiros para proceder o recrutamento de candidatos a emprego e muito menos, procede qualquer tipo de cobrança aos candidatos.
Para denuncias aceda ao portal https://denuncia.cescmoz.org.